
A cada ano tem aumentado o número de adeptos da prática de trilhas, especialmente no Brasil que possui um número considerável de matas, parques, reservas.
Eu sou praticante do esporte de trilhar há alguns anos e confesso que quem vai a primeira vez, fica encantado e volta muitas e muitas outras vezes. A caminhada em trilhas além de trazer um imenso benefício para a saúde, pois existem trilhas com subidas, obstáculos e descidas leves, altas e moderadas ainda trazem um imenso prazer e descanso para a mente.
O contato do homem com a fauna e flora, com o ambiente com suas mais diversas formas e cores e características se torna um verdadeiro refrigério e uma arma terapêutica contra qualquer tipo de doença, física ou psíquica.
Portanto, procurarei postar aqui, dentre outros assuntos, algumas dicas e informações sobre trilhas, como locais indicados e boas práticas para curtir em família e entre amigos este excelente esporte.
13 dicas para que o prazer de trilhar não agrida ao meio ambiente.
1 - Fazer fogo - O fogo é um dos grandes inimigos das florestas. Centenas de animais e plantas são destruídas a cada incêndio. Por isso, não devemos fazer fogueiras e nem deixar resto delas espalhadas pelo chão. Mesmo que pareçam apagadas, uma leve brisa poderá reacender o fogo e causar um grande estrago, pondo em risco, também, a vida das pessoas. Os balões e o descuido são os principais causadores dos incêndios.
2 - Deixar lixo - O lixo sempre é um grande problema. Ele enfeia a floresta, polui os rios, as trilhas e contamina os animais. Nas trilhas e passeios, leve sempre um saco de lixo e, se possível, recolha o lixo que encontrar.
3 - Retirar plantas, solos e materiais da floresta - tudo que você pode ver no ecossistema é importante para que ele “funcione” naturalmente. Ao retirar uma planta, animal ou mesmo uma pedra, você estará empobrecendo o ecossistema, colocando em risco espécies que já podem estar em extinção ou serem raras, além de estar interferindo na cadeia alimentar dos animais.
4 - Tomar banho e beber água - existem locais onde o banho é permitido. Mas em nenhum local é permitido o uso de sabões, xampus, etc. Eles sempre poluem as águas. Nos locais onde não é permitido o banho, a água é captada para consumo humano e, por tanto, tem de permanecer puras. Evite beber as águas dos rios ou córregos, elas podem estar contaminadas por fezes ou doenças dos bichos da floresta ou mesmo pelo uso das pessoas.
5 - Alimentar animais silvestres - os animais das florestas não estão acostumados ao nosso tipo de alimentação. Por isso, não dê alimentos de qualquer tipo, pois você poderá causar doenças e até a morte deles. Não deixe alimentos ou resto de alimentos desprotegidos ou no chão, jogue-os nos locais apropriados.
6 - Caçar - os animais silvestres tem tanto direito a vida quanto nós. Cada vez que um animal é caçado ou retirado do seu habitat, toda a natureza sofre. Devemos respeitar toda a vida e nos lembrarmos sempre de que na floresta, nós é que estamos na casa dos “outros”. Todos os animais são importantes e fazem parte de um ciclo de vida para que a floresta exista.
7 - Atalhos em trilhas - não se deve fazer e nem usar atalhos nas trilhas, pois eles não são o caminho natural. Usando atalhos, você poderá se perder e causar um grande dano ao ecossistema. Ande atento, pois poderá encontrar animais, inclusive peçonhentos e venenosos. Cuidado onde se apóia ou coloca a mão, pois pode ser uma toca ou haver algum animal. Use roupas que protejam de insetos e botas ou tênis até os tornozelos. Em caso de picada de cobras, aranha, escorpião ou qualquer outra que cause reação, procure imediatamente um hospital especializado. É importante saber descrever o animal ou, se este morrer, levá-lo junto.
8 - Deixar oferendas - Não deve-se permitir oferendas nem velas acesas.
9 - Depredar o patrimônio cultural - pichar pedra, árvores e construções, arrancar sinalizações, quebrar qualquer coisa que seja só serve para enfeiar os locais de trilha e por em risco você e outras pessoas. Ajude a manter o lugar que está lhe trazendo muitos benefícios. Seja um amigo das florestas.
10 - Sons - o Parque possui uma agradável sinfonia de sons naturais: as águas, os bichos, o vento e as árvores. Experimente andar um pouco em silêncio para ouvir os sons da floresta. Não grite ou coloque aparelhos sonoros em alto volume para não incomodar a floresta, os animais e as pessoas.
11 - Danificar as sinalizações - Respeite as sinalizações na floresta. Não as inutilize nem lhes cause danos. As setas e placas educativas são importantes para a orientação dos visitantes e a preservação da fauna e flora.
12 - Trazer animais domésticos - qualquer tipo de animal estranho a fauna da floresta é proibido. Os animais domésticos podem trazer doenças para os animais silvestres assim como também pegarem doenças, inclusive fatais. Além disso, alguns animais domésticos caçam os silvestres.
13 - Bicicletas - o uso de bicicletas nas trilhas não deve ser praticado pela erosão que causam e pelo risco de acidente tanto para o ciclista quanto para as pessoas que usam as trilhas, além da possibilidade do atropelamento de algum bicho.
Abs,
Gilberto Horácio
Nenhum comentário:
Postar um comentário