
Nesta semana ao fazer compras em uma loja dos supermarcados Carrefour, loja que freqüento há anos pela proximidade com minha casa e também pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos pela rede, observei que havia um compartimento em frente às caixas registradoras, contendo caixas de papelão descartadas pela loja; caixas estas que vieram com os produtos que são delas retirados e colocados nas prateleiras para venda aos clientes.
Ao observar uma mensagem escrita na frente do compartimento vi que dizia: “utilize estas caixas para embalar suas compras – seja um amigo do meio ambiente ao preserva-lo, evitando as sacolas plásticas.”
Achei a idéia brilhante e ao confirmar esta informação com uma funcionária do supermercado, decidi, ao fazer compras no Carrefour, usar, na maioria das vezes, quando de carro estiver, as caixas de papelão no lugar de usar das sacolas plásticas para embalar as compras. O motivo é óbvio: enquanto o plástico leva mais de 100 anos para se decompor, as caixas de papelão levam apenas 2 meses. Surpreendente diferença.
Eu já havia escrito algo semelhante sobre as sacolas Oxi-Biodegradáveis utilizadas pelas lojas C&A e pelo papel reciclado utilizado pelo Bradesco. Você pode lê-la também: A moda é respeitar o meio ambiente.
O mais interessante é perceber o quanto a consciência ecológica tem entrado em nosso dia-a-dia como um compromisso de todos. E estas boas idéias como esta do Carrefour são ações que demonstram a preocupação das empresas com o assunto, entretanto sabemos que são idéias, que talvez surgem como sugestão de um funcionário comum e acabam sendo institucionalizadas, o que demonstra a preocupação das pessoas comuns em levar para sua empresa, igreja, comunidade, escola, questões que possam melhorar a vida de todos e proteger o meio ambiente usufruindo-o de forma sustentável.
Parabéns ao Carrefour pela bela iniciativa.
Gilberto Horácio
Nenhum comentário:
Postar um comentário