
Um tronco de árvore. Quando olhamos um tronco de árvore, jogado no chão, não percebemos beleza ou utilidade, na maioria das vezes.
Um artesão, entretanto, nos ensina o fantástico da vida e da transformação que algo, sem aparente valor, pode sofrer.
A diferença do olhar do artesão, do artista, do nosso olhar está na abstração do elemento. Nós vemos madeira, o artista vê uma linda escultura escondida dentro da madeira.
Há quem diga que dentro da madeira da cruz estavam ocultos os nossos pecados; logo, no tronco da árvore, estava oculta uma cruz.
Deus nos vê como o maior e mais excelente artesão do universo. Através de Jesus Cristo Ele olha para nós e vê não apenas um corpo, algo exterior, Ele vê algo de grande e inestimável valor. Ele vê nossos sentimentos, nossa alma; vê as intenções de nosso coração. Deus vê nossos talentos, nossas habilidades, nossos dons.
Veja o que o próprio Deus ensina em: I Samuel 16 : 7 “Não atentes para a aparência, nem para a grandeza da estatura…; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração."
Será que você já foi rejeitado em algum momento de sua vida por sua aparência? Será que você já foi discriminado pela cor da sua pele, de seus cabelos, do seu peso, da sua estatura, ou por causa de seus ideais, pensamentos, ou jeito de ser?! Quem sabe uma deficiência física ou emocional o faz sentir-se rejeitado.
Veja o que Jesus disse, certa vez: "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia." (Mateus 23 : 27)
Percebe-se que Deus consegue nos ver interiormente. Que Jesus se importa com o homem interior e não com o que se vê diante dos olhos. Portanto, são em nossos valores e no que realmente somos e acreditamos é onde estão os olhos de Deus.
Para todos os casos, nos mais problemáticos e tortuosos troncos também, Jesus Cristo tem uma linda obra de arte a construir; Ele mesmo, a quem se atribui o ofício de carpinteiro, enquanto na Terra. Ele é o artesão, assim como o oleiro dos vasos mais belos e perfeitos da vida.
Portanto, quando você for visto como um tronco, por alguém (talvez por você mesmo) saiba que o próprio Deus criador o fez e, através de seu Filho Unigênito Jesus Cristo, nos faz obras de arte, obras de suas mãos, inigualáveis na existência da vida.
Há pessoas vivendo presas dentro de troncos, sofrendo a dor de aguardarem o apodrecimento da madeira, do medo constante de serem feitas num monturo de carvão. Mas para os crentes em Cristo Jesus, os que crêem em seu Santo Nome, sempre haverá esperança.
"Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos." (Jó 14 : 7)
Gilberto Horácio
2 comentários:
Me encantei com seu blog
quendo tiver um tempinho venha conhecer o meu fofuxando.blogspot.com
Que linda mensagem! Que Deus nos perimita olharmos para o próximo e também para nós mesmos com o olhar DELE.
Postar um comentário