
Nesta semana conheci, de forma não intencional, um programa de preservação e consciência ambiental muito especial e inteligente. Estava no sul-fluminense, no município de Angra dos Reis, quando fui abordado por três jovens que estavam em um carro da prefeitura de Angra com algumas sacolas nas mãos. Ao me abordarem me entregaram algumas sacolas. Nelas estava escrito: “Angra Legal – Preservação Consciência Ambiental.
Fiquei alguns instantes conversando com os rapazes que estavam a serviço da Secretaria de Meio Ambiente do município e me explicaram um pouco sobre o programa de preservação desenvolvido no município. Segundo eles as sacolas eram parte de um programa de preservação e educação, onde elas são distribuídas para que as pessoas coloquem nelas o lixo produzido enquanto desfrutam as parias da região.
Ao observar a reação das pessoas que recebiam as sacolas, pude perceber o quando a idéia é boa, não pela facilidade de reunir o lixo produzido pelos visitantes, mas pela essência educativa que a abordagem causa nas pessoas.
Em cada grupo, mesmo que a maioria não se interessasse, sempre se levantava alguém que assumia a liderança movida pela intenção de usar as sacolas para descarte do lixo.
Não que as pessoas não estavam com bolsas para guardar o lixo, mas as sacolas distribuídas estavam ali exatamente e tão somente para esta finalidade, e levavam as pessoas a utiliza-las.
Iniciativas que passam pelo campo de educação do cidadão, são aquelas que acredito serem as que apresentam os melhores resultados, a curto, médio e longo prazo. Estas deveriam ser adotadas por todas as esferas do poder público.
Parabéns à prefeitura de Angra dos Reis, ao prefeito Artur Otávio Scapin, e ao secretário de Meio Ambiente, Ricardo Tabet.
Que boas idéias como esta, sejam adotadas em todos os lugares, principalmente nos municípios que recebem grande número de turistas. Afinal esta é uma medida bem mais inteligente do que apenas manter garis limpando as praias após os fins de semana e feriados. Em ambos os casos a prefeitura se faz presente, mas em somente em um deles, educou a população, como faz o programa “Angra Legal”.
Belo Exemplo.
Gilberto Horácio
Nenhum comentário:
Postar um comentário