
Em 2009 diz-se celebrar os 200 anos do nascimento de Charles Darwin, e os 150 anos de publicação do livro A Origens da Espécies escrito por ele. O livro expôs uma teoria de Darwin que todas as espécies descendem de um único ancestral, a famosa Teoria da Evolução das Espécies por meio da Seleção Natural. Darwin foi um britânico naturalistas que nasceu em 2 de fevereiro de 1809, e morreu em 19 de abril de 1889, aos 79 anos, na Inglaterra. Era casado com Emma Wedgwood, sua prima, com quem teve dez filhos. Três de seus filhos morreram ainda durante a infância. Durante uma viagem pela costa da América do Sul que durou cerca de 5 anos, e quando ele acumulou material de diversas espécies de planas e animais ele através de seus estudos e pesquisas elaborou a Teoria da Evolução das Espécies.
Eu estive em Niterói, na Serra da Tiririca, e percorri um trecho do caminho feito por Darwin, quando passou pelo Rio de Janeiro, fazendo suas pesquisas.
Fiquei tentando imaginar que Darwin estivera ali onde eu estava, e viu o que eu vi. Pude perceber o quanto a floresta tropical é exuberante em beleza e em grandeza. Mas em algum tempo meditando, ficou a inquietação de saber que ao olhar para um lugar como a serra da Tiririca, com aquelas ondas do mar quebrando aquele silencio inspirador, eu só pude concluir e fortalecer minhas reais convicções na existência de uma mente por trás da criação, que é exatamente a mente de Deus. O Deus criador dos céus e da terra, é facilmente identificável por suas próprias obras criadas.
E como um homem como eu, como era Darwin, faz este mesmo caminho e conclui que nós evoluímos de espécies primitivas e comuns? E o pior é este homem escrever um livro com uma TEORIA, e as pessoas acreditarem nisso como verdade.
Os seres humanos possuem o péssimo hábito de não refletirem, de não tirarem suas próprias conclusões sobre as coisas concernentes às nossas indagações da vida, mas preferem crer em algo concebido, por que não precisarão pensar.
Desta forma posso dizer a minha conclusão de ver a grandeza de tudo o que existe, assim como Darwin concluiu. Mas diferentemente dele, minha mente racional é capaz de me mostrar o que é óbvio: uma mente nos pensou, pensou em tudo antes de ser concebido: a mente de Deus. Tudo que existe foi criteriosamente pensado e projetado por Deus. Ele é real. Por que acreditar em um homem que nasceu em 1809 e expôs suas idéias e convicções pessoais em um livro, e hoje está morto? Por que assumir como verdade o que ele mesmo chamou de Teoria? Ele era um homem rico, que provavelmente não estava muito preocupado com a vida dos os que ricos não eram. Mas um aventureiro(cientista) que passeou muito por lugares magníficos curtindo à vontade sua vida e a natureza que ele recebeu de Deus, e nem ao menos com toda a sua cultura e eloqüência O glorificou como Deus, antes o depreciou.
Darwin hoje é pó, como todos seremos um dia e Deus e os lugares por onde ele passou continuam eternos.
Que nossas mentes inteligentes nos apontem para o Deus que nos fez e que nos ama e nos permite viver, de graça, e por dádiva tudo o que Ele criou.
Totos as informações sobre o caminho que Darwin fez no Brasil e especialmente no Rio de Janeiro, inclusive o que eu percorri em Niterói podem ser obtidas em:
Gilberto Horacio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário