
20 de Novembro
Quero neste dia de consciência, também expressar minha alegria de poder ver a tolerância, o respeito e a igualdade sendo buscada entre os homens de bem. Não existe raça branca, nem raça negra, nem raça amarela. Existe a raça humana, criada a imagem e semelhança do Deus Criador. E como uma espécie de resgate de justiça por tantos sofrimentos que os negros viveram no mundo, hoje o mundo contempla diante dos olhos a paz e a união sendo buscada por todos.
20 de novembro é data em que morreu Zumbi e é lembrada como o Dia Nacional da Consciência Negra.
Os negros ajudaram a construir as riquezas do Brasil, origem do tráfico de escravos da África para o Brasil.
Nosso modo de falar, nossas comidas, nossa, cultura, o rosto de nosso povo mostram a contribuição
dos negros na formação do Brasil.
A Eleição de Obama, o primeiro negro a ser eleito presidente dos Estados Unidos, país onde há alguns anos atrás os negros eram impedidos de freqüentar a maioria dos lugares sociais onde só eram permitida a entrada de brancos, confirmam que estamos no rumo da igualdade. A igualdade que sonhou Zumbi quando morreu em 1695 em Palmares, lugar onde era líder de um refúgio aos escravos que fugiam da escravidão.
Igualdade pregada por Martin Luter King, pastor norte-americano, Prêmio Nobel, um dos principais líderes do movimento americano pelos direitos civis e defensor da resistência não violenta contra a opressão racial, em seu discurso em 1963, onde dizia:
“E tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje!" - Martin Luter King
“Qando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro”
"Livre afinal, livre afinal.”
Agradeço ao Deus todo-poderoso, nós somos livres afinal."
Martin Luter King
O maior bem que um homem pode ter, acredito eu, é a liberdade, por isso, todos nós brasileiros neste dia devemos celebrar nossa liberdade e nossa caminhada rumo à igualdade.
Gilberto Horácio
Nenhum comentário:
Postar um comentário