
Hoje, ouvi uma palavra com um significado especial que guardei em meu coração: “As coisas melhores custam mais caro”. A exemplo de um carro; quanto mais caro for, melhor será. E na mesma proporção, um celular, uma casa, uma televisão, uma roupa, enfim, tudo o que for o melhor, será o mais caro. E quem não quer o melhor para si? É verdade que todos, mas o significado desta frase não está voltado para o valor em dinheiro ou o bem que ele pode proporcionar, mas para algo muito além do que o que o dinheiro pode comprar.
O verdadeiro ensino da frase é a reflexão de que o que queremos de melhor para nossas vidas em termos de realização de sonhos pode custar bem mais caro do que pensamos. E isto é uma grande verdade. Todos nós temos sonhos, entretanto, quantos não abandonam os sonhos e deles desistem, pelo caminho, ao perceberem que para obterem o que sonharam terão pagar um preço muito alto?
Fiquei pensando: - Então aqueles que alcançaram seus sonhos, que os realizaram, pagaram este preço? A resposta está na frase em questão: “As melhores coisas...”.
Se você deseja as melhores coisas da vida, como caráter, honestidade, pureza, retidão, mansidão, fidelidade, fé, bondade, respeito; (sim estas são as melhores que me refiro) certamente pagará um preço alto. As coisas de preço baixo, não são as melhores, mas as mais fáceis, como o roubar, e o roubar, segundo li no livro “O Caçador de Pipas”, de Khaled Hosseini é o maior dos pecados. Quando você mente, está roubando o direito de alguém de saber a verdade, por mais que essa venha a machucar ou ferir, mas é a verdade.
Nas esquinas encontramos um monte de coisas baratas e fáceis de comprarmos e colocarmos em nossa “sacola”. - Essas coisas são tão práticas e tão “bonitinhas”, afinal quase todas as pessoas também compram!!!! – dizem alguns. –Ah que mal há em mentir, enganar as pessoas? Eu até posso me divertir com isso!!! Que mal há em desviar um dinheiro aqui e outro ali. Afinal o mundo é dos mais espertos!!! E é tão mais fácil! Custa muito menos agir assim! – dizem outras.
Mas a realidade é que pessoas que assim optam por viver, pelo fácil, o que custa pouco, se surpreenderão com a mercadoria de baixo valor. Pois o que custa pouco demais, na maioria das vezes, não vale nada. Não passa de um engano, que quando for notado já foi adquirido, e na realidade das escolhas da vida, nem sempre é possível trocar as mercadorias, pois aquelas que são realmente as melhores coisas custam-nos caro, e se não juntamos através da vida, através da verdade e do caráter durante... toda a vida, jamais conseguiremos delas comprar.
Pois as melhores coisas da vida podem custar caro, mas serão sempre as melhores.
Gilberto Horácio