SOU EVANGÉLICO, SOU FELIZ, UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS QUESTÕES DA VIDA EVANGÉLICA

PARA TODO O BRASIL Peça o seu aqui na Amazon

UM LIVRO PARA ABENÇOAR A SUA VIDA.

Veja alguns capítulos que você vai encontrar neste livro.
– Ser evangélico
- Posso ser evangélico sem frequentar a igreja?
– Qual é a roupa de um evangélico?
– Como se comportar no culto evangélico
– O perigo dos cargos
– Como entender os desentendimentos dentro da igreja?
– Seu relacionamento com os demais membros
– Quanto, em dinheiro, entregarei na igreja?
– Quando o sofrimento bate à porta de um evangélico
– Entendendo por que nem todos são curados
– Evangélicos divorciados
– Ouvindo músicas não evangélicas
– Bebida alcoólica no copo de um crente?
– Nem todos falam línguas estranhas?!
– Evangélicos certos de vidas erradas
– Igreja pequena ou igreja grande?
– Excluindo membros - um mal necessário?
– Amigos e relacionamentos apenas com evangélicos?
– O que nos une é maior do que o que nos separa
– O evangélico e a morte – O que importa é ser salvo, ser você e ser feliz dentre outros capítulos.
Comprando este livro você estará abençoando e sendo abençoado. Há algo especial de Deus nele para você.
Um livro que fala de fé e de esperança.

Peça já o seu exemplar!



Enviamos para todo o Brasil Peça o seu aqui na Amazon

Peça seu exemplar. Você vai recebê-lo na comodidade da sua casa, com total segurança e a credibilidade dos correios.

Você receberá em sua casa o livro SOU EVANGÉLICO, SOU FELIZ. Uma análise das principais questões da vida evangélica.

Você vai entender muito do que acorre dentro de uma igreja evangélica no Brasil. Vai ter a fé despertada, o amor a Cristo, à igreja e a você mesmo racionalizados e fortalecidos de forma simples mas, direta.

Não perca mais tempo! Investir em conhecimento é investir em você. Peça agora e seja muito abençoado pelo que vai ler e aprender.
UM LIVRO QUE TRATA DE FORMA PRÁTICA QUESTÕES VIVIDAS DENTRO DA IGREJA EVANGÉLICA.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Conhecimento não é sabedoria.

Já escrevi aqui no blog, há algum tempo atrás, sobre a distinção existente entre informação e conhecimento. Hoje, me veio à mente falar sobre a percepção da existência de uma grande distinção entre conhecimento e sabedoria.

Há uma grande corrida em busca de conhecimento. Com a evolução, rápida, das tecnologias de comunicação, em destaque a internet, o conhecimento se tornou mais acessível às grandes massas, ao mesmo tempo que se torna cada vez mais amplo o campo do saber. Novos cursos de graduação, pós-graduação em todos os níveis são criados diariamente, em todo o mundo, para tentar especializar pessoas em áreas que se desmembraram de outras áreas de conhecimento tradicionais.

O impressionante é que: quanto mais o homem adquire conhecimento, mais percebe a distância que existe para se alcançar o conhecimento desejado. Os campos são muito vastos e é impossível afirmar que alguém atingiu o domínio de toda uma área do saber. Sempre haverá algo novo, sempre haverá ramificações que levarão a novos campos de estudo. E é comum , grandes estudiosos, depois de uma vida em busca de conhecimento, parafrasear Sócrates, filósofo grego, ao dizer: “só sei que nada sei”.

A verdade é que o conhecimento transmitido ao longo dos séculos, entre os humanos, a evolução contínua da análise, da observação, do experimento sobre os fatos e coisas, principalmente após a invenção da escrita, trouxe grande melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. Entretanto, este mesmo conhecimento que nos surpreende, em áreas como medicina, astronáutica, comunicação, trouxe também inúmeros problemas ao planeta, por sua degradação em conseqüência do progresso trazido pelo conhecimento.

É interessante pensarmos que mesmo com todo o conhecimento que possamos ter sobre inúmeros campos do saber, jamais, nada se comparará à sabedoria. Você já viu um médico que fuma? Óbvio que sim. E é o perfeito exemplo de alguém que tem o conhecimento e não possui a sabedoria. Ele sabe os malefícios que o fumo traz ao corpo, entretanto, não é sábio o suficiente para entender que pode parar de fumar. Da mesma maneira, há pessoas que detêm o controle de toda uma nação, de uma empresa, de um exército, mas não detêm nenhum controle sobre sua própria vida ou família. Não desenvolveram a sabedoria.

O exemplo clássico de sabedoria é o rei Salomão. Deus disse a ele que ele poderia pedir o que quisesse que lhe seria dado. Salomão poderia ter pedido o que quisesse, mas pediu apenas sabedoria; que ele fosse um homem sábio para julgar o povo. Deus ao ouvir isso, disse a Salomão que ele não apenas receberia o que pedira, mas também seria coroado de riquezas. Podemos notar que Salomão já era sábio por sua decisão e Deus o tornou o homem mais sábio que já se ouviu falar. (I Reis 3)

Vejamos alguns versículos que extraí da bíblia sagrada:

Provérbios4:7

"A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento."

Eclesiastes7:12

"Porque a sabedoria serve de defesa, como de defesa serve o dinheiro; mas a excelência do conhecimento é que a sabedoria dá vida ao seu possuidor."

Nos versículos citados a sabedoria é colocada como o bem acima de qualquer outro bem. Como defesa do seu possuidor ela tem a incomparável capacidade de dar vida àquele que a possui.

Na Bíblia Sagrada através das letras impressas no papel, surgem as palavras de Jesus, as profecias dos profetas, as histórias dos israelitas, a morte, a vida, os caminhos da retidão, da conquista clara e certa de que: para o que parece incerto, em cada letra, a própria e única e inigualável sabedoria será revelada.

A sabedoria pode ser adquirida, pode ser buscada, e ela, com fez Salomão, deve ser desejada acima de qualquer outro bem, e assim como Salomão a alcançou e com ela, tudo o mais que ela trás de bônus, podemos ter a certeza que: se tivermos a sabedoria, teremos o tudo que ela pode nos proporcionar.

Seja sábio em suas decisões. Em seus relacionamentos, pense… pense e pense um pouco mais, sobre tudo o que for fazer. Decida, reflita sobre suas decisões, reflita novamente e, imagine o que aconteceria se fosse tomar outro caminho, busque conselhos de pessoas sábias, e por fim coloque em prática o que você teve como resultado de seu pensar, pedindo sempre e em todo o momento que Deus o torne alguém sábio para decidir e para executar.

Desta forma, a cada dia, mais e mais, alcançaremos o desejado por muitos e alcançado por poucos: uma mente sábia e iluminada por um Deus que detém todo o conhecimento, toda a ciência e toda sabedoria para dar, àqueles que apresentarem, um coração de Salomão. E assim será possível encontrar o Deus de Salomão quando deixarmos que Ele encontre os “Solomãos” de Deus.

Gilberto Horacio

3 comentários:

Anônimo disse...

Acho quem tem sabedoria já nasce com ela. Não dá para aprender, como você mencionou.

Carol

Anônimo disse...

Eu acho que sabedoria depende da educação que cada um recebeu em casa... Tipo escolher os melhores caminhos da vida. Isso aprendi com minha avó.

Francisco Luiz

coisas de crente disse...

Quem dera que as Universidades, as ABLs, os Centros de Estudos Socio-Econômicos, os Poderes Executivos, Judiciárias, Legislativos, enfim, toda instituição onde residem "intelectuais", "formadores de opiniões", "controladores da sociedade" fosse, também, um reduto da sabedoria... Pelo contrário! Sabe onde não mora o conhecimento, entretanto, sobeja a sabedoria? Lá no Sertão da Bahia: lugar seco, desprestigiado, desletrado e pobre. Terra dos "joões-ninguém". Mas, terra do seu João; o "joão-ninguém" que ganha um único salário-mínimo de aposentadoria, e ainda assim, quando indagado( pelo reporter da Globo que fazia uma cobertura, em 2007, sobre a pobreza na Bahia ) por quê separava parte do seu ganho para ajudar famílias carentes na construção de suas casas, disse-lhe, tropeçando nas palavras: "Fio, é como diz aquele véio ditado: 'Quem não vive pra servi, não servi pra vive!' Não é?" Pois é... Aqui sim, mora a sabedoria... A que mudaria o mundo para sempre... Valeu!