Outro dia me veio à mente a idéia de que o presente não existe. Ora, se amanhã é o futuro, quando chegar amanhã, o hoje será o passado, logo estou vivendo hoje o passado de amanhã e o futuro de ontem. De forma que tudo o que é novidade em minha vida hoje é simplesmente passado. Em um futuro breve tudo será obsoleto. Ao mesmo tempo que, estou vivendo no futuro de algum tempo atrás, a começar por ontem.
De forma que nossas projeções e planos para o futuro devem não se ater em consumir os nossos dias e nossa vida de forma obsessiva, pois quando alcançarmos este futuro almejado, estaremos, na verdade, vivendo um passado que será lembrado logo depois. Isso me leva a entender que tudo o que vivo é um passado que será lembrado logo… logo…. E que tudo o que vivo é o futuro que sempre imaginei como seria. Assim, concluo que o passado, o presente e o futuro ou, não existem, ou são a mesma coisa.
O que se pode tirar de proveito deste pensamento filosófico é que: aquilo que hoje parece ser novo, já está obsoleto, pois está dentro do passado de amanhã. Certamente dentro de alguns anos vamos rir dos computadores, televisores, celulares, automóveis e mais um monte de coisas que hoje usamos e achamos ultramodernos. Acredito que o meu computador, por exemplo, não vai precisar iniciar um sistema que hoje leva até alguns minutos, mas simplesmente ao apertar um botão liga/desliga, tudo estará lá prontinho para ser usado, igualzinho a uma TV.
Na verdade não temos nem como dimensionar o que virá por aí. Mas estejamos certos de que quando chegar, já estará obsoleto. O melhor a se fazer é esquecer que o tempo existe. Dias e noites, semanas e meses são rótulos para um mundo que não para de girar e para um tempo que podemos viver aqui e se você tiver um ponteiro de segundos de um relógio agora na sua frente, vai poder perceber a velocidade em que nosso tempo está diminuindo. Portanto, esqueça tudo e que seja o melhor da vida o que a vida tem de melhor, até que finalmente possamos conhecer a tão esperara eternidade ao lado do Deus que criou a vida e resolveu ser chamado de Jesus ao decidir manifestar-se em carne.
“O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.” Eclesiastes1:9
E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” Apocalipse 21: 1,4,5
Gilberto Horácio
Um comentário:
Quando conhecemos a Jesus passamos a esperar apenas no Reino o qual ele nos foi preparar lugar.
Margarete de Linhares
Postar um comentário