(Bispo Miguel Incutto após pregar para sua igreja)
Algumas semanas após estar freqüentado a Igreja Nova Vida de Duque de Caxias, no início de 2008, decidi tornar-me membro, após 11 anos como membro atuante de outra denominação.
Hoje, já com alguns meses como membro da Nova Vida de Duque de Caxias, sinto-me seguro para escrever, pela primeira vez, sobre a igreja.
A Nova Vida de Duque de Caxias tem como pastor o Bispo Miguel Incutto e mais quatro pastores auxiliares: pastor Alexandre, pastor Josué, pastor Luiz e pastor Fernando. Situada na Av. Presidente Tancredo Neves, 687, uma localização privilegiada, ela está em plena expansão, com a construção de um monumental templo que abrigará uma membresia que cresce a cada dia. Para se ter uma idéia a igreja tem que realizar dois cultos noturnos, uma após o outro, por não comportar todos os membros em seu atual templo.
O que pude notar ao observar a Igreja, é a forma admiravelmente organizada, planejada e sistematizada em que tudo acontece. Desde os cultos, passando pelos ministérios até chegar nos eventos extras. Tudo funciona em uma harmonia que fica evidente a importância de líderes comprometidos, mas principalmente qualificados para o ministério e liderança.
Tenho refletido, o motivo pelo qual algumas igrejas passam anos após anos e não crescem, e não constroem e não produzem nada de novo. Ora, o Deus é o mesmo, e a fé dos crentes é a mesma e no mesmo Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Por que então algumas igrejas traçam trajetórias de tamanho sucesso e outras parecem “patinar”, ou seja, não saem do lugar com o passar dos anos? Algumas inclusive estão encolhendo ao invés de crescerem.
Tenho chegado a uma única conclusão: a liderança é a diferença. O sucesso de uma igreja ou um grupo de igrejas coligadas depende de uma liderança, comprometida com Deus e com o evangelho, mas também uma liderança de visão, capacitada e integrada com a realidade contemporânea da Igreja.
A igreja é composta de pessoas. Estas, por sua vez, são as mesmas pessoas que compõem a sociedade secular em que vivemos. Se a igreja caminhar atualizada com o momento da sociedade em que está inserida, preservando obviamente a essência do ensino bíblico, ela será um sucesso.
A Igreja Nova Vida de Duque de Caxias, após três anos como uma pequena comunidade passou a ser pastoreada pelo pastor João Santiago e desde 1996 passou a ser pastoreada e liderada pelo então bispo Miguel Incutto.
A igreja conta com uma rede de ministérios totalmente estruturada, líderes e obreiros muito bem treinados e reciclados.
A igreja de Nova Vida de Duque de Caxias, realmente parece pôr em evidência a importância da seriedade e competência de uma administração que serve como modelo e parâmetro, um verdadeiro referencial para outras igrejas e até denominações que querem cumprir seus ministérios de forma eficaz.
Jesus é o Senhor da Igreja e jamais permitirá que qualquer igreja, devidamente fiel, fracasse. Mas tenho concluído que a capacitação e compromisso da liderança de uma igreja é fator decisivo para seu crescimento saudável e seu fortalecimento.
Algo simples que, por exemplo, eu posso citar é o fato de nunca ter presenciado nenhum atraso, tanto no início, com no fim dos cultos da igreja. Há um rodízio, nos cultos, de pastores pregando e ministros de adoração transparente e natural, cada um com seu estilo, mas um completando o outro.
É possível notar que há uma constância da presença do bispo em tudo o que acontece na vida da igreja, assim como um entrosamento e uma harmonia entre os demais pastores e diáconos.
Sinto-me seguro ao afirmar que na grande maioria das igrejas evangélicas, onde a Bíblia é pregada com seriedade e com verdade é possível ser feliz e caminhar em uma vida cristã saudável. Mas como é maravilhoso quando podemos ver o cristianismo vivido em uma igreja contextualizada, que tem como ideal fazer com que as pessoas vivam uma vida cristã com qualidade.
Para que a igreja evangélica avance no território das outras religiões que se espalham pelo mundo, para que a igreja alcance os excluídos, os desamparados, os marginalizados pela “vida”, é preciso que a igreja esteja desburocratizada e contextualizada com líderes com esta visão e que estejam dispostos a levarem a igreja a este objetivo. E tenho visto que a igreja de Nova Vida, especialmente a Igreja de Nova Vida de Duque de Caxias tem sido um referencial, neste propósito. E que ela ainda dê uma Nova Vida a muitos.
Site da Igreja Nova Vida de Duque de Caxias:
http://www.novavidacaxias.com.br
Portal das Igrejas Nova Vida:
http://www.portalnovavida.org.br
Gilberto Horácio
2 comentários:
Um líder estudioso da palavra e que sabe o que fala, um líder sério e comprometido com Deus e uma igreja que ora. Isso faz a igreja crescer mas, não devemos menosprezar as igrejas pequenas e também não podemos achar que as outras igrejas são nossas concorrentes, todas são aliadas para pregar o evangelho e salvar muitas almas!
Beijinhos!
conheco o Bispo miguel aproximadamente há 09 anos,um homem serio,decente,honesto,transparente,simples no lidar com as pessoas,e de um equilibrio muito grande e de um temor muito grande com as coisas do Reino no tocante as ovelhas,dinheiro etc.....homem que sabe aplicar misécordia, bondade do Senhor Deus num coracão triste carente de Deus,creio que o que mais marca o seu ministerio e sua forma zelosa,piedosa e curadora de lidar com as pessoas um ministério de reconcialiacão, de cura das feridas da alma.
Postar um comentário