Jesus disse, certa vez, aos seus discípulos: "Vós sois o sal da terra; e se o sal for sem sabor, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se jogar fora, e ser pisado pelos homens. Mateus 5.13.
Isso significa que enquanto salgar e tiver sabor, enquanto for útil, o sal terá o seu valor e será sempre requisitado. Entretanto, ao perder o sabor, o lixo será o destino final.
Isso acontece também em nossas vidas. Se perdermos o sabor, para nada mais prestaremos a não ser sermos lançados fora e pisados pelos homens. Nos hospitais, nas clínicas psiquiátricas, nas ruas, nos presídios, nas cracolândias, vemos muitas pessoas, que já foram "gente boa", gente legal, gente de brilho e que já não tem mais sabor, que já perderam a essência, e são pisadas pelos homens. Que triste situação. Então qual deve ser o nosso cuidado? A luta constante é para não perdermos o sabor, a essência, a missão de vida, o caminho traçado por Deus, sob condição de não nos tornarmos sem razão de ser, sem sabor, sem utilidade e assim também sermos "pisados" pela vida.
Gilberto Horácio