
O Senhor Jesus precisou, em um momento de sua vida, ouvir, saber a opinião de seus discípulos. Em Matus cap. 16 Ele primeiramente perguntou a seus discípulos sobre o que as pessoas falaram Dele. Os discípulos responderam: “Uns dizem que és, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.” Para surpresa dos discípulos Jesus se volta para eles e pergunta: “E vocês, qual é a opinião de vocês, o que vocês acham de mim?” Aí surge um dos alicerces da igreja quando Pedro diz sua opinião sobre Jesus; ele disse: “Tu és o Cristo, o Filho de Deus”. Com base na opinião de Pedro, Jesus construiu ou antecipou uma declaração, dizendo: “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;”
Veja que, quando alguém corrige algo em nossa aparência, comportamento ou postura; em nossa fala, forma de andar, comer, se vestir, se comportar. Quando alguém corrige nossa conduta, apontam nossos erros, devemos receber isto com o coração e a mente abertos a entender que estamos diante de uma oportunidade de melhorarmos, de nos lapidarmos ainda mais; estamos diante da oportunidade de crescermos e nos tornarmos pessoa melhores. E não vamos perceber isto sozinhos. É importante perceber também, que mesmo que nos cause tristeza na hora, mas poderemos notar logo, pessoas sinceras ao nosso redor. A grande maioria delas falarão por se importarem conosco, de verdade.
Diante do sofrimento, de igual modo, é difícil ouvir uma palavra de conforto, de conselho a fazer algo e acolhê-la imediatamente. Mas, se aprendermos a reter os conselhos e o que aprendemos, suportaremos, por cento, a dor. Jó disse: "Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR." (Jó 1 : 21).
Talvez você esteja precisando humilhar-se. Compreender que em um conselho pode estar a força de um caminho vencedor, pode estar a alternativa para sair do poço que mergulhou sua vida. Ouça os pastores, os amigos, pessoas de bem, pergunte-lhes: “O que acha de minha vida? O que pensam de mm? Se estivessem em meu lugar, o que fariam? E Deus lhes mostrará um caminho excelente e vitorioso.
Querido e querida do Senhor, lembre-se: Você tem um Pai, um Pai celestial que quer lhe aconselhar por meio de sua Palavra, por meio da oração e por meio de pessoas a quem Ele quer usar para te guiar. Seja sábio em buscar isso para sua vida hoje mesmo.
"O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;" (Provérbios 1 : 5)
Gilberto Horácio