
A parceria entre o governo e as instituições privadas com o objetivo de dentro de suas atividades pelas quais existem, criarem serviços oferecidos à comunidade onde estão inseridas é algo com grande poder de impacto na sociedade.
Empresas que compreendem que é possível, de forma inteligente, contribuir para que um pouco do que recebem da comunidade consumidora possa retornar para a própria comunidade, através de benefícios diversos.
A chamada responsabilidade social tem deixado de ser um tema discutido em fóruns e congressos e tem se tornado cada vez mais uma realidade.
Um exemplo é a Unigranrio – Universidade do Grande Rio, cuja sede está no município de Duque de Caxias, localizado na Baixada Fluminense. A Unigranrio é responsável por uma verdadeira revolução na população de Duque de Caxias. Milhares de profissionais do município já se formaram na instituição; pessoas que ajudaram a tornar a mão de obra do município mais qualificada, e que possuem uma conseqüentemente melhor remuneração. Logo, profissionais qualificados e de melhores salários aumentam o padrão de vida das pessoas que residem no município e estimulam diversos seguimentos na área de serviços, comércio e lazer. Isso demonstra o poder de uma universidade dentro de um município. A Unigranrio, inclusive, é a segunda melhor universidade privada do estado do Rio.
A Unigranrio também possui uma série de serviços à população, muitos gratuitos ou com pequenas taxas; dentre eles: atendimento ambulatorial com diagnóstico e tratamento. atendimento fisioterápico, atendimento odontológico, atendimento jurídico, dentre outros.
Outras empresas também estão, a cada dia mais, desenvolvendo projetos, principalmente na área de esportes para atuarem e atenderem a crianças, jovens, adultos e idosos.
Este parece ser o caminho de uma maior igualdade social que tanto esperamos e desejamos: a ação do Estado integrada com ações individuais e coletivas das empresas privadas e pessoas comuns.
O telefone da Unigranrio para mais informações é 2672-7818 / 7823.
Belas iniciativas.
Gilberto Horacio