O Monte Sinai (também conhecido como Monte Horeb) está situado no sul da península do Sinai, no Egito. Esta região é considerada sagrada por três religiões: cristianismo, judaísmo e islamismo. Mas, o que me faz ter verdadeiro fascínio por este monte, que é magnífico em toda a sua plenitude, é saber que são exatamente estas rochas, exatamente estas que presenciaram tudo o que está registrado no livro de Êxodo capítulos 19 e 20.
Deus desceu sobre este monte, do infinito de sua morada (ainda que hoje Ele habite dentro de nós, através do seu Espírito Santo onipresente) e falou com Moisés, falou com os seres humanos. O que foi possível ser visto pelos olhos humanos foi relâmpagos, trovões, um monte em fogo, fumegando e estremecendo, porque a presença do Deus Soberano e Criador estava sobre Ele.
Hoje, o Monte Sinal é venerado, ainda que a presença de Deus, visivelmente, não se apresente mais lá. Todavia, o mundo todo viaja àquelas rochas e veneram aquele lugar como um magnífico altar ao Deus vivo, o maior do planeta terra (ainda que hoje o maior altar é nosso coração). Mas considero também o Monte Sinal como muito especial por testemunhar a presença do Senhor da Vida.
O que quero falar sobre o Sinai, e que fica de ensino em minha vida é que o que fez o monte Sinai ser o grande monte de Deus, foi exatamente a sua presença. A presença de Deus é que o fez se distinguir de todos os outros montes da Terra. O monte Sinai tornou-se conhecido e santificado; tornou-se um referencial desta presença sublime de Deus. Sem esta presença aquele monte seria somente mais um monte.
Entendo que eu e você, amado leitor, seremos somente mais uma pessoa na multidão se não tivermos a presença de Deus em nós. A presença de Deus é o diferencial em nossas vidas. E assim como hoje o Sinai é lembrado como altar, como lugar separado e admirado, assim seremos se tivermos esta presença em nós. E saiba que as pessoas querem estar perto de quem está perto de Deus, isso é fato.
Moisés sabia muito bem disso, porque ele testemunhou isso, e orou ao Senhor, a oração que também deve estar em nossos lábios todos os dias; disse ele: “Se a tua presença não for conosco, não nos faça subir daqui”. Êxodo 33:15
Sabe o que neste mesmo capítulo o Senhor da vida disse a Moisés? “A minha presença irá contigo para te fazer descansar”.
Que entendamos que é a presença e Deus é que nos faz felizes, nos faz completos, nos faz descansar, nos faz referencial de vida e paz. Se você quer ser distinguido entre os milhares, lembrado e admirado, seja cheio da presença de Deus.
Gilberto Horácio
Nenhum comentário:
Postar um comentário