Jesus disse que felizes são aqueles que choram porque serão consolados. (Mateus 5.4). Ele cumpriu esta promessa ao enviar o Espírito Santo, que é o consolador prometido.
"Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei." João 16.7.
Há muitas razões para chorarmos. Choramos por emoção, tristeza, dor, raiva e até por alegria. Não há quem não chore, embora o choro sem motivos aparentes pode sinalizar algum problema, como a depressão, por exemplo.
Jesus mesmo chorou ao ver Maria, irmã de Lázaro chorar pela morte de seu irmão. "Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.
Jesus chorou." (João 11.33-35)
Mas, a certeza que Jesus nos deixou é que, de fato, o choro pode até durar uma noite, mas a alegria virá pela manhã. Ou seja, se você estiver sofrendo hoje, pode ter a certeza que você vai sorrir amanhã. Pode parecer difícil aceitar as lágrimas e o sofrimento. Mas, tenha absoluta convicção que não serão permanentes. Eclesiastes capítulo 3, versículo diz: "Há tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de alegrar-se" (Eclesiastes 3.4). Portanto, meu amigo, minha amiga, se você passa por momentos difíceis agora, saiba, com toda a certeza, que eles passarão. A vida é mesmo assim, feita de altos e baixos, de montanhas e vales.
Estar em um monte deve trazer a compreensão e preparo porque vales serão necessários no caminho. Porém, estar em um vale, traz a esperança de que ele vai passar e a alegria de um novo e belo monte virá.
Diz o ditado que não há nada melhor do que um dia após o outro e que o tempo cura tudo. Realmente há fundamentação nestas afirmações e paz ao viver um dia de cada vez na certeza de que dias mais alegres virão.
Um dia Jesus encontrou o cortejo de um funeral onde o filho único de uma viúva era levado para o sepultamento. A mãe do rapaz chorava muito, pela dor da perda, mas em direção a ela, caminhou Jesus e lhe disse que não chorasse mais. Jesus devolveu a vida ao seu filho, e fez com que o pranto se tornasse em grande alegria (Lucas 7.13)
Seja qual for a sua dor, o seu sofrimento, a sua angústia, tenha paciência, pois Deus não se compraz em teu sofrer. Ele chegará no momento certo, na hora certa, enxugando todas as suas lágrimas, porque felizes são aqueles que choram, pois serão consolados.
"E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas." (Apocalipse 21.4)
Gilberto Horácio
Nenhum comentário:
Postar um comentário