"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." (Gênesis 1 : 26)
A Bíblia nos mostra que fomos criados por Deus à sua imagem. O dicionário define imagem como uma representação gráfica ou fotográfica de um objeto ou pessoa, e, ainda como uma mentalização de um objeto. Quando penso que sou imagem de Deus, penso que em minha limitação humana de compreensão do que está oculto em Deus, não consigo vislumbrar nada que seja fotográfico para definir esta imagem.
A definição desta nossa imagem e semelhança está relacionada com nossa capacidade de raciocínio que nos diferencia de todos os outros seres vivos. A capacidade de raciocínio faz com que sejamos criadores, à semelhança de Deus. O homem pode criar, porque foi feito semelhante a Deus. Entretanto, a verdadeira semelhança que nos faz imagem de Deus está muito além da imagem gráfica ou mentalizada de um objeto ou alguém. Esta semelhança está em nossa capacidade de amar, de perdoar, de ser misericordiosos. À medida que eu desenvolva o amor, o perdão e a misericórdia eu me torno imagem de Deus, me torno semelhante a Ele.
"Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?" (I João 4 : 20)
Não vemos a Deus fisicamente. Portanto, sua imagem impressa em nós está no amor. Se amarmos o mundo, ao olharem para cada um de nós, verão a Deus. Se não amarmos, não reconhecerão a imagem de Deus em nós. Talvez você pergunte: mas então nem todos são semelhantes a Deus? Eu respondo: nem todos. Todos são criados à imagem de Deus, mas nem todos permanecem com esta imagem e semelhança. Irmãos gêmeos univitelinos, por exemplo, nascem com a mesma imagem física, mas com o passar do tempo cada um criará seu próprio estilo que refletirá em sua aparência. Muito mais serão diferentes os corações. Desta forma entendo que precisamos buscar olhar para a imagem de Deus com sua essência de bondade, amor e misericórdia para que tenhamos verdadeiramente sua imagem e semelhança.
Eu preciso buscar a cada dia conseguir amar mais do que ontem, perdoar mais 70x7x7x70… e ser misericordioso, exatamente como quero receber misericórdia. Eu tenho que olhar para Jesus, pois Ele foi a perfeita imagem e semelhança de Deus; amou, perdoou e foi misericordioso.
"SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo." (I Coríntios 11 : 1)
É óbvio que posso olhar para homens que seguiram este caminho e imitá-los também, mas somente se eles também imitaram a Cristo Jesus.
"Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo," (Efésios 4 : 13)
Quero que a imagem de Deus seja impressa em mim, e se você também for esta imagem de Deus, nós veremos a Deus ao nos olharmos. Amemos, perdoemos e tenhamos misericórdia. Você tem um espelho aí?
Gilberto Horácio
Um comentário:
A imagem de Deus está em nossos irmãos. Se não amamos nossos irmãos e não sermos amados por estes não teremos a imagem de Deus.
Maria Gonzaga - NV - Niterói
Postar um comentário