Com base em uma famosa frase do poeta e filósofo cubano José Martí, construo um raciocínio. Segundo o poeta, há três coisas que cada pessoa deveria fazer durante a sua vida: plantar uma árvore, ter um filho ou escrever um livro.
A idéia por trás desta frase não é nova, mas muito significativa: ao partirmos deste mundo temos que o ter deixado melhor do que quando nele entramos. Entretanto, percebo que José Martí define três elementos físicos que possivelmente perdurarão após nossa morte: árvore, filho e livro. Mas, e se os filhos morrerem antes de partirmos? E se a árvore for cortada? E se o livro for extinto seu último exemplar?
Tenho entendido que o valor deixado por nós como legado para futuras gerações não é apenas tangível; mas o intangível também é igualmente importante assim como qualquer elemento físico. Trata-se de influenciar positivamente as pessoas que passarem em minha vida, com ideais, bons exemplos e propagação de virtudes aprendidas e desenvolvidas ao longo da vida. Um ideal, não pode ficar em palavras, mas deve ser materializado em ações, para que cause um impacto de influência real. Um exemplo: alguém que não tenha tido um filho, nunca tenha escrito um livro e também não tenha plantado uma árvore pode marcar muitas gerações, igualmente a alguém que tudo isso deixou por aqui. Imagine alguém que esteja à frente da fundação de uma igreja, uma creche ou um centro de esportes. Ainda depois de sua morte o fruto de seu trabalho pode permanecer por séculos. Seus ideais plantados e impressos nas pessoas podem trazer grandes mudanças ao mundo.
O poder do evangelho é exatamente esse. É uma ferramenta sem igual para transformar pessoas e, a transformação de indivíduos em pessoas melhores dia após dia é a herança mais fantástica que podemos deixar no mundo, após partirmos.
Grandes imperadores, reis, faraós, povos e anônimos já passaram por este solo, e este é nosso momento de estarmos por aqui para vivermos e marcarmos nossa geração, contribuindo para o aperfeiçoamento dos homens.
A ciência é uma constante evolução onde sempre se observa se melhora algo descoberto e estudado anteriormente. Alguém observou, estudou e passou o conhecimento à frente, conhecimento este que ainda fala em seus nomes até hoje. Imagine contribuir com a mudança de alguém e essa pessoa se tornar alguém que faça grandes transformações na sociedade muitos anos depois? Esse é o poder da influência positiva e também do evangelho.
O cristianismo deve ser difundido, assim como a prática do bem, as boas idéias, os bons hábitos, as crenças, as atitudes de não conformismo e transformação, para que ao sairmos do mundo, possamos deixá-lo muito melhor do que quando entramos nele, e sobretudo o amor deve ser PRATICADO, pois ele é o vínculo da perfeição e a razão e o sentido da vida.
Gilberto Horacio
Nenhum comentário:
Postar um comentário