Você tem paz? A paz está no topo da lista das coisas, as quais, as pessoas mais desejam na vida, independentemente do lugar no planeta onde vivem e das circunstâncias que as cercam. A definição da paz se configura em ausência de lutas, violências ou perturbações, ou de conflitos entre as pessoas.
Vemos constantemente um grito de paz nas ruas, na sociedade em geral, caminhadas a favor da paz, eventos, congressos. Entretanto, acredito que é possível ter paz em meio ao caos absoluto, em meio às situações adversas.
Deus deu-me a bênção da Paz. Se não recebesse, de Deus, mais nada nesta vida, eu estaria plenamente completo, visto minha oração ao Pai ser sempre essa: “Pai, obrigado pela paz, a qual o Senhor me deu como bênção, a qual ninguém pode revogar”. Cada pessoa tem algo que deseja mais na vida, no meu caso, é a paz, essa que já recebi.
Mas não é tão simples assim. É preciso ter confiança e segurança nesta certeza e trabalhar algumas coisas na mente, algumas que compartilho agora.
Umas das coisas que entendi é que para ter paz nunca devo tentar fazer ou conquistar algo que está além do meu alcance. Se eu viver minha vida buscando algo que NÃO está ao meu alcance, cada dia que eu viver será sem paz. Portanto, busque coisas que estão ao seu alcance. Outra coisa que entendi é que NUNCA devo tentar mudar as pessoas e muito menos mudar a mim mesmo. Entendi que tenho que aceitar-me exatamente como sou. Tentar mudar as pessoas e a mim, vai tirar a minha paz. Portanto, se aceite, ame-se, respeite-se. Tudo isso vale também para aceitar os outros, exatamente como são. (Evidente, que se excetua a apresentação do evangelho de Jesus, esse sim capaz de mudar as pessoas – aquelas que precisarem).
Aprendi que devo identificar e evitar todas as situações que podem tirar a minha paz. Essas devem “sumir do mapa”. Aprendi que a oração é o MAIOR e MELHOR remédio. Entendi que Jesus quis nos ensinar que não devemos orar para termos orações atendidas, mas que o próprio remédio simplesmente já é o orar. Não oro para ter respostas, oro para manter a paz. Se você quiser ter paz, ore, sempre, ore. A oração traz descanso. A oração é o descanso. E o descanso traz a paz.
Absorvi estas palavras em minha mente: “Não estejais ansiosos por coisa alguma, antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com ação de graças. E a PAZ de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Jesus Cristo. Filipenses capítulo 4:6.
Absorvi ainda isto “… não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o dia de amanhã cuidará de si mesmo”. Mateus 6:34.
Apliquei em minha vida isto: “…aprendi a contentar-me com o que tenho, sei estar abatido e sei também ter abundância, em toda a maneira e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome, tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas NAQUELE que me fortalece”. Filipenses 4: 11,12 e 13.
Passei a repetir o que está escrito em I Pedro Capítulo 5: “…Humilhai-vos debaixo da potente mão de Deus, para que A SEU TEMPO, vos exalte, lançando sobre ELE toda a vossa ansiedade porque ELE tem cuidado de vós”.
Não adianta! O Espírito Santo não atua onde não há paz. Mantenha-se calmo sempre.
É preciso ser agradecido, sempre, pelo que se tem e nunca desejar o que pertence aos outros. Gravei as seguintes doces palavras: “E a paz de Deus, para a qual foste chamado, domine em seu coração se seja agradecido”. Colossenses 3:15
Acreditei de forma plena no que Jesus deixou escrito para mim em João 14:37: “Deixo a você a minha paz, não a dou como o mundo a dá. Não tenha medo, não se atemorize”.
E finalmente apliquei na vida o que encontrei lá no livro de I Pedro 3:11: “Aparta-se do MAL, e faça o BEM, busque a PAZ e quando a alcançar (como eu a alcancei), não a deixe, mas siga-a.
Quando surgem situações de conflito e que aparentemente fazem ausentar a paz, lembro-me que Deus é chamado de EMANUEL e isso significa “DEUS CONOSCO”. Ele está sempre por perto, e onde Deus está, está a paz.
Paz
Gilberto Horácio
Nenhum comentário:
Postar um comentário