Ao fugir Jonas no navio, Deus levantou uma grande tempestade, que atingiu a embarcação, ameaçando a vida e trazendo grande transtorno e ameaça de morte para todos os passageiros e marinheiros. Jonas estava querendo fugir para um lugar distante, e quantas vezes diante de problemas que nos assustam, pensamos em fugir para o lugar mais distante possível. Ao ser jogado no mar e engolido, por possivelmente, uma baleia, ele clamou a Deus em uma oração, e Deus o livrou da morte. Mesmo assim, aos surgirem novas dificuldades em sua vida, agora na caminhada no deserto, após pregar em Ninive, e ver que seus inimigos se converteram a Deus, através de sua pregação, Jonas desejou a morte, queria morrer. E quantas vezes diante de dificuldades que se colocam diante de nossas vidas, muitos também desejam a morte, como solução.
Jonas lamentou ao ver uma planta que lhe fazia sombra, murchar e morrer, mas não havia se compadecido de mais de cento e vinte mil Ninivitas, mulheres e crianças que morreriam se ele não tivesse obedecido a Deus e ido pregar em Nínive. E quantos de nós também não valorizamos mais às coisas do que as pessoas? O maior bem que existe é a vida, a qual temos graciosamente da parte de Deus, de forma que devemos valorizar cada pessoa que vive à nossa volta.
Jonas, na verdade, desejava o mal aos ninivitas ao invés de desejar o bem. Se quisermos o bem e a felicidade nesta vida, devemos, não apenas desejar, mas fazer o bem às pessoas, e nunca o mal. Lembrando-nos do que diz Provérbios 17:13: “Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa." Escrevamos em nossos corações o que o apóstolo Paulo escreveu aos Romanos no capítulo 12, versículo 21: "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."
Se obedecermos a Deus, amarmos às pessoas assim como amamos a nós mesmos, não fugirmos dos problemas e desejarmos e praticarmos o bem, seremos muito mais que bem-aventurados nesta terra.
Gilberto Horacio
Um comentário:
Caro Gilberto,
Espero que possamos compartilhar boas coisas.
Sinto-me muito honrado em tê-lo por perto de saude-joni.blogspot.com
Estou tentando cumprir um papel de vulgarizador ---como diz um escritor francês--- e seu suporte é importantíssimo.
Um fraternal abraço.
Joni
Postar um comentário