A filosofia é, por definição, a busca da verdade; o pensar, o questionar e o buscar respostas e explicações sobre a vida, e sobre tudo o que existe à nossa volta. Os primeiros filósofos iniciaram a busca das respostas sobre a existência e dedicaram suas vidas nessa busca. Alguns acreditavam que tudo era água, como a idéia sobre a realidade, defendida por Tales de Mileto, filósofo grego. Pitágoras acreditava que os números são as únicas realidades verdadeiras, e neles estão a essência de todas as coisas; Heráclito de Éfeso trouxe a idéia de que tudo está em mutação, que a realidade é o “Vir-a-ser”, que define sua idéia central exemplificadora de que jamais nos banhamos duas vezes no mesmo rio, visto este estar em contínuo movimento e mutação. Já outro filósofo chamado Parmênides acreditava que “Tudo o que é, é”. Segundo ele tudo o que existe de modo absoluto, não pode mudar. Princípios interessantes como pensar que nada pode vir do nada, e que se um dia o nada existiu, o nada ainda existiria agora. Se existe algo hoje é porque o nada nunca existiu.
Não podemos deixar de ressaltar a importância e o valor que estes primeiros pensadores e questionadores tiveram para a humanidade; o desenvolvimento da ciência teve toda a contribuição destes homens. Mas o fato de, por conseqüência terem contribuído com a ciência hoje conhecida e terem sido fomentadores do pensar, eles buscavam respostas para perguntas que não existem respostas. Como a capacidade de raciocinarem vem de Deus, eles chegavam bem perto de perceber coisas que realmente fazem direcionar para a verdade, de que existe um Deus que governa tudo, que antes de existir tudo o que conhecemos Ele já existia, que a composição dos seres vivos é realmente água, que tudo o que é, é; “E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.” (Exôdo 3:14).
A verdade única e absoluta é suficiente. Deus pensou todas as coisas. E o que importa para mim é saber que ELE ESTÁ ACIMA DAS ESTRELAS. Isso é fé? Sim. Mas, também é razão. Assim como os primeiros filósofos pensaram e conjecturavam sobre a vida, hoje, também podemos fazer o mesmo; e, hoje temos muito mais base, temos a história, temos o conhecimento dos fatos, da ciência, um conhecimento mais maduro e evoluído para não mais buscar respostas inexistentes, mas para poder perceber que mesmo sem conhecermos o impossível de se alcançar, já podemos concluir que e mente de Deus pensou todas as coisas e nos pensou também, assim como estamos pensando agora. Deuteronômio 29:29 diz que “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei”. Essa é a verdade: que só poderemos chegar, onde o próprio Deus permitir. E isso implica poder pensar, comentar se existe, por exemplo, vida em outros planetas, mas ter a certeza que se existisse, Deus reinaria lá também, e se não devemos conhecer isso, jamais conheceremos. A fé nos faz saber que se existe o amor é porque Aquele que nos fez, sabe o que é o amor e nos ama, e cumprirá todas as promessas no que tange àquilo que nos revelou, que foi o sacrifício de seu Único filho, Jesus Cristo para que tivéssemos o direito de morar também ACIMA DAS ESTRELAS. Onde fica este lugar? Não sei te responder, e isso não é vergonha para os seres humanos, não é vergonha para mim. Basta você e eu, em uma noite de céu bem limpo, sair no quintal ou na varanda de nossa casa e olhar o céu estrelado. E no silêncio desta contemplação e com o coração querendo perceber a essência do criador, você vai encontrar todas as respostas dentro do seu coração. E é você quem irá pintar este céu. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.
"Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar." (João 14 : 2)
Nenhum comentário:
Postar um comentário