Vivemos em um mundo regido pela tecnologia. Ela está presente em praticamente tudo o que vemos e tocamos. Os alimentos industrializados que chegam em nossas mesas passaram por processos tecnológicos. As roupas, os utensílios, nossas casas, nosso amigo automóvel, nossa comunicação revolucionária, através da Internet, redes sem fio, etc.
As crianças que nasceram nos últimos 10 anos, por exemplo, não precisam se deslumbrar com novidades como o celular vendido a preço de banana, ou a internet como a forma imediata de comunicação, conhecimento e entretenimento. Estas crianças simplesmente já estão crescendo sabendo que isso isto tudo existe no mundo em que elas crescem. E é assim que é a vida moderna. Uma constante evolução. Quando usamos o computador hoje, nem nos damos conta de quanto estudo e quanto dinheiro foram gastos até hoje em pesquisas. Foram verdadeiras fortunas empregadas na evolução tecnológica.
Na área da medicina por exemplo, é realidade cirurgias realizadas por robôs substituindo toda uma equipe médica, assistido, apenas por um único médico especialista. Na área da comunicação já é realidade transmissões ao vivo pela TV ou pela Internet, de qualquer parte do mundo, através de um celular com câmera.
A tecnologia é, sem dúvida a verdadeira prova de como a mente humana é extraordinária. Se pensarmos que há alguns séculos atrás, praticamente todos os avanços que conquistamos atualmente, jamais seriam, se quer, imaginados pela maioria das pessoas. É claro que ninguém inventou nada da noite para o dia. Houve uma constante evolução, onde alguém sempre observava algo descoberto pelo homem e refletia sobre esse “algo” até concluir que
alguma coisa a mais poderia ser feita para evoluir, melhorando este “algo”.
alguma coisa a mais poderia ser feita para evoluir, melhorando este “algo”.
Parece estranho pensar que muitos dos avanços tecnológicos como a própria Internet surgiram através de investimentos na área de pesquisa militar, com o fim de avançar possibilidades de vencer e se proteger do inimigo. Mas na medida em que se direcionou o que foi criado inicialmente para a guerra, para o bem de todos os homens, esta realidade foi amenizada. É claro que o mundo capitalista e o desejo do lucro move os avanços tecnológicos em todo o mundo, mas acredito que lá na essência das mentes que criam e evoluem tecnologia, o que os move de fato é o desejo do novo, o desejo de resolver problemas comuns a todas as pessoas e o fascínio de mesmo após a morte, uma pessoa continuar viva através do legado deixado para a humanidade.
Até a próxima publicação.
Gilberto Horácio
Nenhum comentário:
Postar um comentário